Leilão A-5 tem mais de 50 mil MW inscritos, diz EPE

Em: 02/06/2014 às 11:28h por Canal Energia

A Empresa de Pesquisa Energética recebeu a inscrição de mais de mil empreendimentos para o Leilão A-5, marcado para o dia 12 de setembro, que somam 50.906 MW. Ao todo foram 1.041 projetos, que ainda irão passar pelo processo de habilitação. As usinas termelétricas e as eólicas foram o grande destaque, correspondendo a mais de 70% da oferta de energia para entrega em 2019.

Foram cadastrados 708 empreendimentos eólicos, totalizando 17.373 MW, e 36 térmicas a gás natural, com oferta de 20.057 MW. O leilão também contará com 225 projetos fotovoltaicos, que totalizam 6.102 MW. "Eu não tenho conhecimento de nenhum leilão de energia no mundo que tenha atraído tantos projetos. Isso confirma a atratividade desse tipo de leilão para o investidor privado", afirmou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

Ele disse que o certame marca a volta dos projetos termelétricos a gás natural, responsáveis pela maior oferta de nova capacidade instalada. Também foram inscritas seis hidrelétricas, com oferta de 525 MW; 23 PCHs, com 379 MW; 25 térmicas a biomassa, com 1.657 MW; dez térmicas a carvão, com capacidade de 4.490 MW; e oito projetos heliotérmicos, com 240 MW.
O estado da Bahia concentra o maior número de projetos, 387, seguido pelo Rio grande do Norte, com 152; e do Rio Grande do Sul, com 143. As térmicas a gás estão localizadas nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.