Chesf entrega obra de Igaporã II com dois anos de atraso

Em: 02/06/2014 às 11:27h por Jornal da Energia

A Chesf, subsidiária da Eletrobras, finalmente conseguiu entregar a obra da subestação Igaporã II, localizada na Bahia. Originalmente, o empreendimento deveria estar concluído em maio de 2012, porém, problemas envolvendo o licenciamento atrasaram o projeto, que foi energizado somente no último sábado (31/5).
"Igaporã trouxe enormes desafios para a Chesf, que enfrentou dificuldades na localização da subestação, na recapacitação das linhas e no licenciamento arqueológico. Conseguimos superar todos esses obstáculos e com grandes aprendizados. Estamos entregando todas as obras com a qualidade Chesf", declarou o diretor de Engenharia e Construção da empresa, José Ailton de Lima, em nota. Foram investidos no projeto R$71 milhões. Com a entrada em operação dessa obra, a Chesf contará com cerca de R$4 milhões de acréscimo de receita em seus cofres.
Segundo informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), às 02h58min foram concluídos os testes de energização da linha de transmissão em 230kV Bom Jesus da Lapa II/Igaporã e da subestação Igaporã II, com dois transformadores de 230/69kV - 150 MVA cada, permanecendo energizada.
"A inserção dessa linha permitirá o escoamento da energia dos empreendimentos eólicos Igaporã, na região sul do estado da Bahia", destacou o ONS. A informação pode ser conferida no Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) do dia 30 de maio.
As usinas eólicas as quais o ONS faz menção se referem aos 14 parques da Renova Energia vencedores do 2º leilão de energia de reserva (LER) em 2009. Instalados nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, o complexo eólico Alto Sertão I recebeu R$1,2 bilhão em investimento e é formado por 184 aerogeradores, que somam 293,6MW de capacidade instalada.
Essas usinas tinham o compromisso de fornecer energia a partir de 1º de julho de 2012. No entanto, o atraso na obra de Igaporã impediu a conexão dos parques na rede. Com isso, a Renova Energia passou a receber a receita proveniente dos contratos firmados em 2009, uma vez que a geradora não deu causa ao atraso, contudo, estava com as usinas aptas a operar. Desde então, essa energia (não entregue) vem sendo paga por todos os consumidores brasileiros.
Na semana passada, o Jornal da Energia conversou com o diretor de Engenharia da Chesf, José Ailton de Lima, que garantiu que a subestação estaria em operação até o final de maio.
Do lado da Renova, a empresa informou que está tudo pronto para iniciar o processo de conexão dos parques. Segundo a empresa, um verdadeiro exército de colaboradores está posicionado para assegurar que a entrada em operação dos parques o mais rápido possível.
O planejamento considera começar a conectar as usinas a partir do dia 8 de junho. Este prazo de uma semana é necessário para que os harmônicos do novo sistema de transmissão sejam testados pela transmissora. A partir daí, a Renova terá 23 dias para colocar os parques em operação. Este prazo se faz necessário para que sejam atendidos todos os procedimentos definidos pelo ONS.