Térmicas deverão continuar ligadas, mesmo com PLD mais baixo, diz Zimmermann

Térmicas deverão continuar ligadas, mesmo com PLD mais baixo, diz Zimm

Em: 02/06/2014 às 11:27h por Canal Energia

Mesmo com um Preço de Liquidação das Diferenças mais baixos, as térmicas deverão continuar todas acionadas, segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. O PLD caiu nesta semana para um valor em torno de R$ 600/MWh, bem abaixo do preço-teto de R$ 822,83/MWh, que vinha sendo praticado.
"Mesmo com o modelo indicando o desligamento das térmicas mais caras, elas deverão continuar ligadas. Essa deve ser a indicação da próxima reunião do CMSE", declarou Zimmermann, que participou nesta segunda-feira, 2 de junho, de evento promovido pela FGV. Segundo ele, o PLD caiu porque a perspectiva de afluências melhorou, mas as térmicas ainda são necessárias.
No entanto, ele avaliou que o risco de haver qualquer déficit no sistema deverá diminuir, mas que os números oficiais serão conhecidos na reunião do CMSE, que deve acontecer na próxima semana. Quanto a uma possível mudança no cálculo do PLD, Zimmermann negou que haja qualquer estudo do governo nesse sentido. Ele negou ainda que esteja em discussão novos aportes para as distribuidoras devido a exposição involuntária.