State Grid vai assumir lote de transmissão leiloado em 2020

Em: 05/04/2021 às 10:01h por Canal Energia

Empresa foi convocada pela Aneel, após a inabilitação da Agronegócio Alta Luz Brasil

A Comissão Especial de Licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica habilitou a State Grid Brazil Holding S.A. para assumir a concessão do Lote 1 do leilão de transmissão realizado em dezembro do ano passado. Segunda colocada no certame, a transmissora chinesa foi convocada pela Aneel após desclassificação da empresa da Agronegócio Alta Luz Brasil Indústria e Comércio, Importação e Exportação S.A., por problemas de documentação.

A habilitação terá de ser homologada pela diretoria da agência, após o decurso do prazo previsto no edital para a apresentação de eventual recurso contra a decisão. O processo envolve a concessão de instalações da Rede Básica no estado do Goiás.

O leilão de transmissão de 2020 contratou 1.959 km de linhas, além de subestações, com deságio médio de 55,24% em relação aos preços-teto e investimento total previsto de R$ 7,3 bilhões nos próximos cinco anos. Os empreendimentos ficarão localizados no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso de Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A Aneel já confirmou o resultado do certame para os vencedores dos demais lotes: Neoenergia, Consórcio Saint Nicholas I (MEZ Energia e MEZ Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura), CEEE-GT, CTEEP e Mez Fundo de Investimentos, Consório BRE 6 (Enind Energia e Enind Engenharia, Brenergia Energias Renováveis e Brasil Digital Telecomunicações) e Energisa Transmissão de Energia.