Em parceria com a Coelba, Aneel realiza 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Em: 18/03/2021 às 09:53h por Canal Energia

Iniciativa visa promover a eficiência energética e será desenvolvido por quatro distribuidoras

A Aneel está promovendo a primeira Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Com o objetivo de promover a educação sobre o consumo consciente de energia, o projeto piloto foi submetido ao órgão regulador pela Coelba, concessionária da Neoenergia na Bahia, em parceria com a Enel CE, RGE SUL (CPFL) e EDP ES.

A iniciativa terá a sua edição inicial em formato piloto e on-line, com meta de atingir cerca de 35 mil alunos de 600 escolas em quatro estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. A expectativa é de estender a competição para todo o país.

Segundo a Neoenergia, o convite feito pela Aneel para participar da elaboração do projeto é devido à experiência em projetos que têm como foco a educação e o estímulo à mudança de hábitos. A Coelba levará o projeto para 13.536 alunos de 193 escolas baianas. A organização será feita pela empresa baiana Mobtex, que também executa outras competições, como a Olimpíada Nacional de Ciências.

Os treinamentos e desafios da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética serão realizados remotamente no projeto piloto, mas há a previsão de aplicá-los de forma presencial após a pandemia de covid-19. A etapa inicial será a capacitação dos professores que têm alunos inscritos na competição, através de cursos e da disponibilização de textos, vídeos e planos de aula. No âmbito do projeto, os alunos também poderão participar tutoria e aulas, com vídeos, atividades e experimentos. Os estudantes terão ainda um desafio para utilizar os conhecimentos sobre eficiência energética na prática e responderão um teste com questões objetivas sobre o tema.

A Neoenergia destacou que estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado que tiverem a melhor classificação na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética receberão notebooks, sendo pelo menos metade deles para os de escola pública. Outros quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Além disso, serão distribuídas entre os estudantes aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa para 50% dos participantes.