Notificação de Contratos está no escopo de entregas da Plataforma de Integração

Em: 16/03/2021 às 08:41h por CCEE

Relatórios de liquidação do MCP também serão disponibilizados no 1º semestre/21

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE investirá em novos serviços na Plataforma de Integração, com a disponibilização de relatórios da DRI e da notificação de contratos nesse primeiro semestre de 2021. O objetivo da solução tecnológica é permitir aos agentes a conexão direta entre os seus sistemas e os da CCEE, de forma a promover a troca de informações e automatização de suas operações.

Em abril e maio serão entregues os relatórios LFN001 – Liquidação Financeira, disponibilizado na pré-liquidação do Mercado de Curto Prazo e o LFN002 – Resultado de Liquidação Financeira publicado na pós-liquidação do MCP.

Com essa interação será possível agilizar e simplificar o processo de coleta das principais informações financeiras na DRI, principalmente para agentes que têm um grande número de representados.

Em complemento aos serviços já disponibilizados na Plataforma de Integração, que permitem aos agentes realizar consultas, registros, ajustes e validação de contratos, em junho de 2021, o agente poderá parametrizar o que deseja receber de aviso do sistema em relação aos contratos do Ambiente de Contratação Livre – ACL e Regulado – ACR.

Em junho de 2019, foi realizado um workshop com um grupo de agentes usuários da Plataforma de Integração para priorização dos novos serviços a serem implementados. Os mais votados foram selecionados para o escopo desse 1º semestre de 2021.

Cronograma - Plataforma de Integração

Primeira entrega – Medição de 5 em 5 minutos

A primeira entrega de serviço da Plataforma de Integração em 2021 foi a medição de cinco em cinco minutos. O objetivo foi atender a um pedido do mercado, que almejava essa ferramenta para facilitar a gestão das informações de medição.

Anteriormente, não havia nenhuma forma de disponibilizar a medição em período de integração de cinco minutos, impossibilitando o acesso do agente ao dado coletado nesta granularidade pela CCEE e a comparação de valores do medidor principal e o de retaguarda (quando houver). Outro benefício com essa entrega é a possibilidade da verificação dos dados horários, trazendo maior segurança e transparência à atividade.

Além disso, o novo serviço pode ser utilizado na validação de dados bilaterais entre as partes interessadas.

“A disponibilização destes dados de medição de 5 em 5 minutos na Plataforma permite aos agentes obterem esta nova informação de modo eficiente e confirmar os dados horários utilizados pela CCEE”, afirma Danilo Bonamini, gerente executiva de Gestão de Aplicações da CCEE.

Balanço das entregas em 2020

A evolução da Plataforma de Integração é um projeto de alto valor agregado para os agentes. No total, cerca de 91 empresas acessam diariamente a plataforma (por meio de representação ou diretamente), o que representa 60% dos agentes.

Comparado com dezembro de 2019, houve um aumento de 177% de registro de contrato pelo Plataforma em dezembro de 2020.

No decorrer de 2020, a instituição implantou 18 novas funcionalidades na Plataforma de Integração. Entre elas podemos elencar: serviços de modelagem de ativos, contratos regulados, Preço de Liquidação das Diferenças – PLD semanal e horário e cadastro de ponto de medição. Destaque para a DRI, onde foram disponibilizados serviços sobre os eventos contábeis, consulta de acrônimos, o relatório sumário, e relatórios de contratos e medição.

Em 2020, a instituição entregou um pacote de serviços de modelagem de ativos, um dos itens mais importantes para o crescimento do ACL. Agora, o agente consegue consultar as informações de carga e usina, expressão, subexpressão, topologia e listar parcela de usina, por meio da Plataforma de Integração.

“A integração entre sistemas traz vários benefícios para o agente e a CCEE, dentre estas: segurança das operações, menor tempo por transação, menor custo operacional, operações em lote, entre outras. Para a Câmara de Comercialização a ferramenta é o mecanismo que viabiliza as operações em grande escala, disponibilizando as informações de acesso fácil, itens necessários para a expansão do mercado. Em 2021 [, vamos continuar investindo na Plataforma, ela é o futuro para operações de grande volume”, conclui Danilo.