Abradee comemora indicadores de distribuidoras em 2020

Em: 16/03/2021 às 08:35h por Canal Energia

Disponibilidade do serviço atingiu 99,87% em 2020, segundo a Aneel. Para Madureira, distribuidoras conseguiram garantir a qualidade em um ano difícil

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Marcos Madureira, comemorou o balanço divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, mostrando que a disponibilidade do serviço de energia elétrica em 2020 atingiu a marca de 99,87% das horas do ano. Madureira destacou que alcançar esse índice em uma conjuntura atípica foi um marco importante para o segmento.

“O ano de 2020 foi um ano difícil, pela pandemia, mas, como nós sempre dissemos, não houve nenhum afastamento do compromisso das distribuidoras na melhoria da qualidade, na atenção a seus consumidores”, afirmou o executivo.

A Aneel informou em nota nesta segunda-feira, 15 de março, que os indicadores de qualidade do fornecimento de energia alcançaram os melhores níveis históricos no ano passado. As interrupções no fornecimento totalizaram, em média, 11,50 horas em 12 meses e ficaram abaixo do limite de 12,28h, estabelecido pela agência. No período, foram registradas, em média, 6,03 quedas de energia, com redução de 9,87% em relação a 2019 e abaixo do limite de 8,97 vezes.

Madureira disse que as distribuidoras investiram em torno de R$ 19 bilhões no ano para garantir a qualidade do serviço, e acrescentou que o resultado também é um marco da capacidade e da dedicação das equipes das empresas, “que em nenhum momento se afastaram da sua responsabilidade, mesmo num ambiente de risco, num ambiente de pandemia.”