Gás e modernização do setor elétrico nas prioridades da Comissão de Minas e Energia

Em: 12/03/2021 às 09:08h por epbr - jornalismo e política energética

O mercado de gás natural e o novo marco regulatório para o setor elétrico estão nas prioridades para a Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados em 2021, segundo o novo presidente do colegiado deputado Édio Lopes (PL/RR), eleito nesta quinta (11).

“Nós temos tanta matéria que é prioritária, que seria para ontem, como a questão do gás, que estamos no finalmente, o novo marco regulatório da energia elétrica, e a questão mineração do Brasil”, comentou Lopes.

A CME tem atualmente 173 projetos em tramitação

O deputado Laércio Oliveira (PP/AL), relator do Lei do Gás, citada como prioridade por Lopes para 2021, trabalha para conseguir colocar o projeto em votação nesta quinta no Plenário da Casa, que ainda analisa, em segundo turno, a PEC Emergencial.

Já o projeto de modernização do setor elétrico, foi encaminhado mês passado do Senado à Câmara dos Deputados, onde foi renumerado para PL 414/21. Deve ter na CME seu primeiro destino na casa.

O projeto contém um trecho que já foi aprovado pela : o fim dos subsídios às fontes renováveis, de forma escalonada, e a criação de um novo mecanismo de valoração de atributos ambientais destas fontes. O Executivo terá um ano para criar a política pública, pelas regras aprovadas na medida provisória.

Também modifica outros aspectos regulatórios do setor elétrico, como a separação entre lastro e energia, considerada de grande importância pelo  e pelo mercado.

Outra alteração do relatório é a inclusão como autoprodutor de energia do consumidor com carga mínima individual igual ou superior a 3.000 kW

O PL também compartilha os custos da migração de consumidores para o mercado livre com as distribuidoras. Pelo modelo vigente, as companhias são obrigadas a contratar toda a carga de energia elétrica para atender seus consumidores.