Pesquisa do ONS alcança melhor resultado em 2020

Em: 12/03/2021 às 08:45h por Canal Energia

Foram 900 questionários respondidos entre agentes do setor que possuem algum relacionamento direto com o Operador

A quarta edição da pesquisa de satisfação dos agentes, realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico apresentou seu melhor resultado. Dentre as opiniões dos agentes que participaram, 94% indicaram estar muito satisfeito ou satisfeito com a instituição.

A pesquisa, realizada anualmente, tem como principal objetivo avaliar de forma rotineira os índices de qualidade na prestação de serviços do ONS. Nessa edição, mais de 900 questionários foram respondidos por representantes de agentes e demais instituições do setor elétrico, com relacionamento direto com o Operador.

A coleta de dados foi realizada entre os meses de outubro e dezembro. Houve evolução nos índices, demonstrando que a satisfação com o Operador melhorou entre um ano e outro. Este quesito alcançou 82,3% de favorabilidade, ante os 79% obtidos no ano anterior, um aumento de 3,3%.

Dos 13 atributos para medir a imagem do ONS, destacam-se Inovação, que registrou maior percentual de aumento, 8,9%, saindo de 68,6% para 77,5%. Em seguida veio Autonomia, com avanço de 7,4%, tendo saído de 72,6% para 80% e, depois, Adaptação a Novos cenários, que foi de 74,4% para 81,6%, incremento de 7,2%.

Otimização dos recursos, credibilidade e excelência técnica foram os itens com melhor avaliação, com 89,1% ,88% e 87,4% respectivamente.

Em seu comunicado, o Operador destacou ainda que os resultados médios indicam que a concordância com a atuação do Operador na promoção de ações que facilitem a rotina operacional dos agentes e a transparência foram favoráveis. No quesito relacionamento, em que foram avaliadas a qualidade do atendimento e os canais utilizados para estabelecer contato com o ONS, os resultados também alcançaram percentuais positivos.

A impressão geral dos respondentes sobre o Operador registrou aumento de 1,6%, passando de 81,7% – valor que se repetiu nos anos de 2018 e 2019 – para 83,3%.