EPE publica Informe Técnico - Metodologia para criação de séries horárias de geração distribuída fotovoltaica por subsistema

Em: 10/03/2021 às 11:13h por EPE - Empresa de Pesquisa Energética

Trabalhar com dados horários no setor elétrico brasileiro é cada vez mais importante. Nesse sentido, a EPE publica as séries horárias de geração distribuída fotovoltaica que foram utilizadas numa análise do PDE 2030.

Diante do crescimento da micro e minigeração distribuída (GD) no Brasil, assim como a maior inserção de fontes renováveis variáveis centralizadas, torna-se cada vez mais necessário que os estudos de planejamento sejam realizados observando janelas temporais cada vez menores, capazes de capturar o efeito da variabilidade na geração. Atualmente, o planejamento da operação de médio/longo prazo é feito utilizando patamares de carga que representam uma média de um conjunto de horas do dia. A utilização de curvas horárias de geração e carga se torna importante, pois permite estabelecer uma melhor relação da real carga vista pelo sistema, a chamada carga líquida.

Nesse sentido, a EPE publica as séries horárias de geração distribuída fotovoltaica que foram utilizadas numa análise do PDE 2030. Em paralelo, também está disponível o Informe Técnico com o detalhamento da metodologia utilizada para gerar as séries.

Clique aqui e confira!?