Aneel mantém multa a empresa inabilitada em leilão

Em: 10/03/2021 às 11:08h por Canal Energia

Penalidade de R$ 1,7 bilhão foi aplicada por descumprimento do edital do LER de 2015

A diretoria da Aneel rejeitou recurso apresentado pela empresa ADX Consultoria e Engenharia Ltda e manteve a inabilitação para o leilão de energia de reserva de 2015, além da multa de R$1,7 milhão por descumprimento de obrigação do edital.

A ADX foi vencedora do certame com a contratação de 6,3 MW médios da central geradora fotovoltaica Nova Cruz. A empresa não foi habilitada tecnicamente pela Empresa de Pesquisa Energética, mas garantiu sua participação no leilão por decisão judicial.

Com o resultado do certame, ela recebeu a autorização do Ministério de Minas e Energia para implantar e explorar a usina de 30 MW de capacidade instalada, localizada no município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte. O contrato de reserva tinha início de suprimento em 1º de novembro de 2018.

A liminar foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Com isso, o MME revogou a outorga e a Aneel o Contrato de Energia de Reserva. A agência decidiu também aplicar penalidade equivalente a 1% do investimento declarado pela ADX à EPE, devido ao descumprimento do edital.