Reservatórios do Nordeste recuam para 52%

Em: 05/02/2021 às 09:03h por Canal Energia

Submercado Norte também reduz enquanto SE/CO se mantém estável e Sul segue subindo, afirma ONS

O armazenamento das hidrelétricas do Nordeste junto ao SIN reduziu em 0,1 ponto percentual na última quarta-feira, 3 de fevereiro, em relação ao dia anterior, e se encontra em 52,1%, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 26.875 MW mês e ENA de 6.190 MW med, valor que corresponde a 46% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A hidrelétrica de Sobradinho marca 52,74% de sua capacidade.

O Norte também teve recuo em seus níveis, de 0,2 p.p para 31,1% de sua capacidade. A energia armazenada marca 4.720 MW mês e ENA de 9.802 MW med, equivalente a 42% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 33%. O SE/CO não registrou variações e permanece em 23,3%. A energia armazenada mostra 47.519 MW mês e a ENA é de 43.178 MW med, o mesmo que 59% da MLT. Furnas admite 24,65% e a usina de Nova Ponte marca 12,62%.

Já o Sul segue subindo seu volume útil junto ao SIN, saltando 1,4 p.p para 58,1% de sua capacidade. A energia armazenada é de 11.566 MW mês e a energia natural afluente marca 11.566 MW med, correspondendo a 279% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 32,81% e 72,71%, respectivamente.