Energia solar - Expansão gera empregos

Em: 04/02/2021 às 10:13h por JORNAL A GAZETA

Silvana Bazani

Redação

Expansão da geração solar fotovoltaica favorece o mercado de trabalho. Em Mato Grosso, 10.097 mil empregos diretos foram criados para atender a demanda do setor desde 2012, segundo estimativa do Movimento Solar Livre (MSL). Em total de vagas com carteira assinada nesse segmento, é o 4º maior número do país, atrás somente de Minas Gerais (25.398 mil), São Paulo (17.297 mil) e Rio Grande do Sul (17.099 mil). Neste ano, a expectativa é que sejam abertos 147 mil novos postos de trabalho formais em todo o país nesse setor, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Em Mato Grosso, em torno de 10 mil novos empregos são estimados para o mesmo período.

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso é o 4º com maior capacidade de geração de energia por fonte solar fotovoltaica, com 313,7 megawatts (MW) ou 7,4% do potencial total do país, informa a Absolar. Cuiabá é a campeã entre as 27 capitais brasileiras, com 51,6 MW instalados, equivalente a 1,2% de toda a produção energética por essa fonte limpa e renovável no país. O município de Sorriso também se destaca, ocupando a 10ª colocação no ranking nacional, com capacidade para produzir 23,6 MW de energia solar.

Estima-se que para cada um megawatt de potência instalada em energia solar fotovoltaica são gerados 30 empregos diretos. “É uma das fontes que mais geram emprego no mundo”, diz o engenheiro eletricista e representante do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel), Teomar Magri.

Segundo ele, a geração distribuída por fontes renováveis -notadamente a solar fotovoltaica - demanda mão de obra por estar junto aos consumidores e conectada diretamente na rede de distribuição. “São empregos gerados de forma descentralizada”, observa.

Diante da crescente demanda, empresas focadas na instalação de sistemas fotovoltaicos inauguram novas unidades. A rede de franquias Solarprime, por exemplo, aumentou a capilaridade e abriu 121 novas unidades no país em 2020. Em Mato Grosso, possui 12 unidades, nos municípios de Alta Floresta, Arenápolis, Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto de Gaúchos, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Terra Nova do Norte e Várzea Grande.

Modelo presente nos municípios

Da Redação

Tanto em Mato Grosso como no restante do país, esse modelo de produção de energia está presente em praticamente todos os municípios. No território estadual, 140 dos 141 municípios mantêm geração solar fotovoltaica, totalizando 22.208 mil unidades consumidoras (UCs), segundo a Aneel.

Aproximadamente 150 empresas atuam nesse segmento em Mato Grosso. Neste ano, novos investimentos privados estão previstos no setor de geração solar fotovoltaica, totalizando em torno de R$ 22.600 bilhões, aponta a Absolar.

“Na contramão de movimentações na economia e no mercado de trabalho, o setor de energia solar fotovoltáico mostra-se como uma fonte importante de geração de empregos no país”, observa Magri. Situação que pode mudar e frustrar as expectativas de geração de empregos este ano caso seja regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proposta de revisão da Resolução 482/12, referente às regras aplicáveis à micro e mini geração distribuída. (SB)