Reservatórios do SE/CO iniciam fevereiro acima de 23%

Em: 02/02/2021 às 08:29h por Canal Energia

Sul salta mais de 3 pontos percentuais e passa Nordeste como região de maior armazenamento hidroelétrico no país

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste iniciam fevereiro sem alterações em seus níveis em relação ao último domingo, 31 de janeiro, operando com 23,2% de sua capacidade, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 47.300 MW mês e a ENA em 40.752 MW med, o mesmo que 65% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas tem volume de 24,79% e a usina de Nova Ponte marca 12,59%.

Já o Sul segue em recuperação, subindo 3,1 p.p para 52,8% de seu volume útil. A energia armazenada é de 10.502 MW mês e a energia natural afluente marca 29.545 MW med, correspondendo a 147% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 31,31% e 65,11%, respectivamente. A região Norte cresceu 0,2 p.p para 31,5% de sua vazão. A energia armazenada marca 4.772 MW mês e ENA de 10.444 MW med, equivalente a 53% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 33,67%.

O submercado nordestino também viu sua capacidade de armazenamento junto ao SIN aumentar em 0,2 p.p, chegando a 52,2%. A energia armazenada consta em 47.121 MW mês e ENA é de 41.097 MW med, valor que corresponde a 66% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 52,25% de sua capacidade.