Níveis saltam 2,1 p.p e reservatórios do Sul chegam a 42,2%

Em: 29/01/2021 às 08:46h por Canal Energia

Submercado ultrapassou o Norte e é o segundo do país em volume útil junto ao SIN. Demais regiões não variaram

Os reservatórios do Sul foram os únicos do país a registrarem variação nos níveis hidroelétricos na última quarta-feira, 27 de janeiro, em relação ao dia anterior, chegando a 42,2% após crescer 2,1 pontos percentuais, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 8.398 MW mês e a energia natural afluente admite 23.801 MW med, correspondendo a 121% da média de longo termo armazenável no mês até o dia . As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 28,52% e 50,64%, respectivamente.

O submercado SE/CO trabalha com 23,1% de sua vazão e consta com energia armazenada de 47.039 MW mês e ENA de 41.635 MW med, valor que corresponde a 66% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 51,27% de sua capacidade. Já o Norte segue com 40,1% de armazenamento junto ao SIN, com a energia armazenada marcando 4.700 MW mês e ENA de 10.312 MW med, equivalente a 51% da MLT. A UHE Tucuruí segue com 33%.

Por sua vez o volume útil permanece em 51,6% nos reservatórios nordestinos, onde a energia armazenada aparece com 26.642 MW mês e a ENA em 7.116 MW med, o mesmo que 46% da MLT. Furnas tem volume de 24,98% e a usina de Nova Ponte marca 12,64%.