Armazenamento no SIN segue se recuperando, afirma ONS

Em: 28/01/2021 às 09:22h por Canal Energia

Submercado Norte chega a 31% enquanto Sul segue demonstrando recuperação em relação ao período seco

Em mais um dia sem recuos no armazenamento junto ao SIN, a região Norte cresceu 0,1 ponto percentual e opera a 31% desde a última terça-feira, 26 de janeiro, em comparação ao dia anterior, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada aparece com 4.694 MW mês e a ENA é de 9.983 MW med, equivalente a 51% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A UHE Tucuruí segue com 32,96%.

O submercado Sul segue se recuperando, saltando 2,2 p.p para 40,1% da capacidade. A energia armazenada é de 7.984 MW mês e a energia natural afluente marca 23.390 MW med, correspondendo a 114% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 28,26% e 47,63%, respectivamente. No SE/CO não houve alterações e o subsistema continua com 23,1% de sua vazão. A energia armazenada é de 47.016 MW mês e a ENA é de 44.460 MW med, valor que corresponde a 66% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 51,17% de sua capacidade.

Já o armazenamento hidroelétrico no Nordeste subiu 0,1% e os reservatórios trabalham a 51,6%. A energia armazenada é de 26.618 MW mês e a ENA marca 6.936 MW med, o mesmo que 45% da MLT. Furnas tem volume de 25,17% e a usina de Serra da Mesa marca 20,98%.