Submercado SE/CO cresce e fica acima de 23%

Em: 27/01/2021 às 09:32h por Canal Energia

Segundo ONS, reservatórios sulistas seguem se recuperando e operam a quase 38%

Em um dia sem reduções nos níveis hidrelétricos junto ao SIN, a região SE/CO opera com 23,1% após crescer 0,1 ponto percentual na última segunda-feira, 25 de janeiro, na comparação com o dia anterior, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 46.966 MW mês e a ENA marca 47.738 MW med, o mesmo que 66% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. Furnas tem volume de 25,31% e a usina de Serra da Mesa marca 20,96%.

O submercado Sul segue se recuperando, saltando 2,1 p.p para 37,9% da capacidade. A energia armazenada é de 7.541 MW mês e a energia natural afluente marca 21.717 MW med, correspondendo a 107% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 28,13% e 44,41%, respectivamente. No SE/CO houve acréscimo de 0,1% na vazão, que chega a 23,1%. A energia armazenada é de 26.557 MW mês e a ENA é de 6.907 MW med, valor que corresponde a 45% da MLT. A UHE Sobradinho marca 51,07% de sua capacidade.

Já o crescimento no armazenamento das hidrelétricas nortistas também foi de 0,1% e os reservatórios trabalham a 30,9%. A energia armazenada aparece com 4.691 MW mês e a ENA é de 9.664 MW med, equivalente a 50% da MLT A usina de Tucuruí segue com 32,96%.