Reservatórios do Nordeste iniciam semana com 51,5% da capacidade

Em: 26/01/2021 às 10:21h por Canal Energia

Submercados brasileiros registraram crescimento nos níveis, com destaque para salto de 2,4 p.p na região Sul, que chega a 35,8%

Os reservatórios nordestinos iniciaram a última semana de janeiro com aumento de 0,1 pontos percentuais na capacidade junto ao SIN no último domingo, 24 de janeiro, na comparação com o dia anterior, e operam a 51,5%, informa o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada é de 26.557 MW mês e a ENA é de 6.907 MW med, valor que corresponde a 45% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A UHE Sobradinho marca 50,97% de sua capacidade.

No Sul, o volume útil saltou 2,4 p.p e os reservatórios funcionam a 35,8%. A energia armazenada é de 7.120 MW mês e a energia natural afluente marca 20.631 MW med, correspondendo a 100% da MLT. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 28% e 41,54%, respectivamente. Já no Norte o crescimento foi de 0,2% e o submercado trabalha a 30,8% da capacidade. A energia armazenada é de 4.676 MW mês e a ENA é de 9.705 MW med, equivalente a 50% da MLT. A usina de Tucuruí segue com 32,79%.

Já o subsistema SE/CO não apresentou variações no dia e os reservatórios funcionam com vazão de 23%. A energia armazenada é de 46.922 MW mês e a ENA subiu para 49.971 MW med, o mesmo que 66% da MLT. Furnas tem volume de 25,36% e a usina de Nova Ponte marca 12,70%.