Níveis diminuem no Sul e reservatórios operam a 27%

Em: 14/01/2021 às 09:16h por Canal Energia

Capacidade no submercado SE/CO subiu para 20,2% e UHE Furnas trabalha a 21,11%

Os reservatórios hidroelétricos do Sul apresentaram recuo de 0,4 pontos percentuais na última terça-feira, 12 de janeiro, em relação ao dia anterior, e operam com 27% da capacidade, segundo boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada aparece com 5.369 MW mês e a energia natural afluente marca 5.207 MW med, correspondendo a 66% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. As usinas de Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam com 28,78% e 31,17%, respectivamente.

Já a região SE/CO subiu 0,2 p.p junto ao SIN, com o submercado atingindo 20,2%. A energia armazenada é de 41.079 MW mês e a ENA é de 40.786 MW med, o mesmo que 61% da MLT. Furnas tem volume de 21,11% e a usina de Nova Ponte marca 11,73%. O Norte registrou queda de 0,3 p.p nos níveis e diminuiu para 28,4%. A energia armazenada é de 4.310 MW mês e a ENA é de 7.567 MW med, equivalente a 47% da MLT. A usina de Tucuruí segue com 28,90%.

No Nordeste do país o armazenamento das hidrelétricas cresceu 0,3 p.p e os reservatórios chegaram a 49,4%. A energia armazenada é de 25.471 MW mês e a ENA é de 6.256 MW med, valor que corresponde a 43% da MLT. A UHE Sobradinho marca 49,14% de sua capacidade.