Preço horário médio passou de R$ 290 na primeira semana

Em: 11/01/2021 às 09:29h por Canal Energia

Levantamento da Agência CanalEnergia mostra que valor no Nordeste ficou mais baixo, com R$ 291,83, e no restante do país equacionado em R$ 297,43/MWh

Na primeira semana de vigência do PLD horário no âmbito comercial, o valor médio nesses sete dias que se encerraram nesta sexta-feira, 8 de janeiro, ficou acima de R$ 290/MWh no país todo. De acordo com levantamento da Agência CanalEnergia, com base nos valores divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o menor valor semanal médio foi registrado no Nordeste com R$ 291,83/MWh e nos demais submercados o valor ficou em R$ 297,43/MWh.

Nesse período, em cinco dos sete dias houve uma variação diária no preço da energia acima de 10%. O mais elevado em 6 de janeiro com 19,72% no submercado Nordeste, quando naquele dia o preço mínimo ficou em R$ 233,32 e o máximo em R$ 279,33. A menor variação no intraday foi de 7,02%, no dia 5 de janeiro, para todos os submercados.

Em termos de valores, o pico do PLD horário ocorreu às 14 horas do dia 7 de janeiro com R$ 342,29/MWh. Foi neste mesmo dia que o preço da energia apresentou a média diária mais elevada na semana, com R$ 318,82/MWh em todos os submercados do país. No sentido contrário, o menor valor dessa semana operativa foi visto no Nordeste, R$ 233,32/MWh às 6h e a menor média diária ficou em R$ 260,60, nesse mesmo dia e submercado.

A CCEE passou a divulgar o que chama de função de custo futuro (FCF) obtidos com o modelo Decomp e que não tem valor comercial, agora que os preços são diários. A primeira divulgação nesse sentido, ocorreu no dia 30 de dezembro. Nessa ocasião, os preços semanais da FCF do modelo Decomp, para o período de 2 a 8 de janeiro, para todos os submercados aumentaram em 29%, passando de R$ 223,01/MWh para R$ 287,82/MWh.

A entidade ressaltou que a divulgação do PLD horário para o dia 1º de janeiro de 2021 utilizou a Função de Custo Futuro do modelo Decomp divulgada em 23 de dezembro, uma vez que esse dia pertence a 1ª semana operativa de janeiro de 2021. Naquele dia, conforme mostramos aqui a variação no primeiro dia do ano ficou em 14,16% com média de R$ 206,48/MWh. O menor preço ficou em R$ 195,40 às 7h e o mais elevado R$ 223,06 às 21h.