Andritz e Mercedes-Benz Energy assinam acordo para solução de baterias em UHEs

Em: 11/12/2020 às 10:27h por Canal Energia

Contrato de cooperação prevê uso de sistema de bateria automotiva Lithium-Ion combinado a uma unidade hidrelétrica, podendo armazenar de 200 kWh até 10 MWh

O grupo tecnológico internacional Andritz, com forte atuação no fornecimento de equipamentos e serviços eletromecânicos para usinas hidrelétricas, e a Mercedes-Benz Energy, assinaram um acordo de cooperação para promover e fornecer soluções de energia híbridas mais modernas ao mercado, baseado em grandes sistemas de armazenamento em bateria.

A solução oferecida pelas empresas combina uma unidade hidrelétrica com armazenamento estacionário, baseado no sistema de bateria automotiva Lithium-Ion da Mercedes. Em comparação à aplicação convencional, a proposta pode melhorar o alcance operacional da unidade de acordo com o tamanho da bateria.

A energia armazenada, disponibilizada de modo muito rápido, oferece a proprietários e operadores de uma usina novas oportunidades de compensar qualquer impacto elétrico volátil da rede às unidades, o que pode ampliar a vida útil de componentes mecânicos. Além disso, a solução híbrida abre novas possibilidades para prover serviços e recursos de rede, como suporte às partidas isoladas (black-start) e inércia virtual.

O sistema pode ser aplicado a todos os tipos e tamanhos de usina hidrelétrica (baixa queda, a fio d’água, alta queda) e todos os tipos de turbina, além de aplicações novas ou adaptado a instalações existentes, cobrindo capacidades de armazenamento de 200 kWh até 10 MWh.