CMSE volta a analisar na segunda condições de atendimento ao SIN

Em: 03/12/2020 às 09:34h por Canal Energia

Na reunião extraordinária, o comitê também vai apresentar um estudo de planejamento para o Amapá

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico voltará a se reunir na próxima segunda-feira, 7 de dezembro, para reavaliar as condições de suprimento de energia em todo o país, diante da crise hídrica. Durante a reunião também será apresentado um estudo do planejamento energético para o Amapá, por conta do desligamento ocorrido na noite do dia 3 de novembro.

A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante entrevista nesta quarta-feira (2), em Macapá. Albuquerque disse que medidas já estão sendo tomadas para garantir o abastecimento de energia em razão da degradação do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas principais bacias de interesse do Sistema Interligado.

Ele informou que o governo vai iniciar uma campanha com todos os agentes do setor elétrico para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de evitar o desperdício de água e de energia elétrica, e reforçou que o uso racional é necessário neste momento, porque 65% da energia produzida no país vem das hidrelétricas.

Albuquerque retornou ao Amapá pela quarta vez em 30 dias, para uma visita à subestação Macapá, de propriedade da transmissora LMTE. Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, ele irá novamente às subestações Santa Rita e Santana, da Companhia de Eletricidade do Amapá, onde estão sendo instalados geradores a diesel para reforçar o atendimento ao estado. O fornecimento de energia à população foi totalmente restabelecida no dia 24 de novembro.