Engie quer aproveitar ‘bom momento’ para compra de energia

Em: 18/09/2020 às 14:47h por Canal Energia

Geradora vê aceleração de novos projetos por conta, em parte, da indicação de final do desconto da TUST, medida que faz parte da MP 998

Plano Básico

Você já viu 4 matérias do limite de 5 restritas este mês.
Conheça o plano Professional, sem limites.

FAÇA UM UPGRADE
A Engie vê o momento como favorável para a aquisição de energia incentivada. Essa avaliação decorre da perspectiva de que há projetos disponíveis que, em parte, deverão ser acelerados por conta da MP 998 e sua indicação de encerramento do desconto de 50% da TUST. Além disso, há a perspectiva de crescimento do mercado livre e preços relativamente mais estáveis diante da perspectiva para 2021.
De acordo com o diretor de comercialização de energia da Engie Brasil Energia, Gabriel Mann, esses foram alguns dos gatilhos para que a empresa, em duas semanas, decidisse e organizasse os dois leilões de energia incentivada, que ocorrerão em meados de outubro. Um dos certames é destinado às fontes solar e eólica com prazo de 15 anos, sendo projetos novos. O segundo destina-se à compra de energia também incentivada, mas de empreendimentos existentes e de qualquer fonte que se enquadre nessa classificação.
“Esse é um momento bom para a compra de energia. No que se refere ao leilão de cinco anos, sabemos que os preços para contratos nesse prazo tem influência do PLD, então esse um dos motivos. O outro é o fim dos subsídios que está indicado na MP 998, sabemos que há desenvolvedores com carteira de projetos para viabilizar e queremos atrair esse tipo de player”, comentou ele em entrevista à Agência CanalEnergia.
Segundo Mann, a visão que a companhia tem para 2021 é de preços em um patamar mais comportado diante de uma perspectiva de vazões mais dentro da normalidade. Por isso, a perspectiva de preços para o ano que vem está em uma faixa de R$ 130 a R$ 140/MWh. E outra questão que ele relatou é a retomada da movimentação do mercado. Ele disse que os dados de que o consumo parece dar sinais de voltar a pelo menos o que era em 2019 já foi sentido pela empresa.
A geradora quer assegurar a contratação de um volume não revelado de energia que possui esse incentivo pois acredita que se houver a queda do desconto a competitividade será reduzida. Por outro lado, aponta que quem tiver essa energia disponível terá vantagem ante aqueles projetos sem o desconto.
Além disso, comentou Mann, essa é uma medida que a Engie normalmente realiza. Ele lembrou que não há uma recorrência, mas que sempre que há boas oportunidades ou necessidade a empresa realiza esse tipo de contratação até para ter um equilíbrio entre os projetos próprios e de terceiros. A energia entrará no portfólio da geradora para a sua comercialização.

Há oportunidades no mercado uma vez que a MP 998 traz uma data de encerramento para o desconto na TUST.
Gabriel Mann, da Engie Brasil Energia

Segundo dados mais recentes que estão disponíveis, referentes ao segundo trimestre do ano, a companhia tem para este ano cerca de 800 MW médios descontratados. Para 2021 são 571 MW médios, volume que vai aumentando até chegar a 2,1 GW médios em 2025. Apesar desses volumes, Mann lembra que o que sobra no ano é para a comercialização mais de curto prazo, pois a energia também é usada como uma proteção da companhia contra o risco hidrológico. Ele não revela o quanto a empresa deixa de colchão para amortecimento do GSF, até porque depende de uma série de informações e o volume é definido por outra área na empresa.
“Nossa estratégia é a de estar com 100% da energia contratada fora da reserva que temos para fazer frente ao GSF projetado, então o montante de venda é pequeno na nossa estratégia”, disse ele.

A contratação, acrescentou Mann, vem de carona na perspectiva de crescimento do mercado livre que é esperado cada vez mais com a redução da carga. Esse consumidores são, obrigatoriamente, conectados ao ACL por meio da fonte incentivada, por isso também a opção por fontes incentivadas para os leilões de outubro.
Ele lembrou ainda que essa energia apesar de não ser “carimbada” ajudará a empresa a desenvolver os negócios na plataforma recém-lançada, a E-conomiza, destinada a atender o consumidor livre na modalidade varejista, abaixo de 1 MW.