ATGás passa a representar todas as transportadoras de gás natural do Brasil

Em: 24/07/2020 às 13:25h por Canal Energia

Passou a representar, a partir de julho, a GasOcidente do Mato Grosso. Associadas detêm mais de 9.400 km de dutos, suprindo 20 distribuidoras

A Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás) passou a representar, a partir de julho, a GasOcidente do Mato Grosso, proprietária do trecho brasileiro do gasoduto Bolívia – Mato Grosso. Agora, a associação representa as cinco empresas que são responsáveis pela totalidade da malha de transporte nacional.

Fundada em dezembro de 2017, a ATGás reúne companhias que detêm autorização para realizar atividades de transporte dutoviário de gás natural com o objetivo de promover a expansão do segmento no Brasil.

Além da GOM, a ATGás representa a Transportadora Associada de Gás S/A (TAG), a Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil S/A (TBG) e a Transportadora Sulbrasileira de Gás S/A (TSB). Juntas, as empresas transportam gás para 17 estados, responsáveis por mais de 80% do PIB industrial brasileiro.

As empresas associadas à ATGás detêm mais de 9.400 km de dutos, interligadas a 14 unidades produtoras de gás natural (UPGNs), suprindo 20 distribuidoras, através de 186 pontos de entrega, operando 32 estações de compressão (ecomps).