Aneel reduz multa da Chesf de R$ 4,4 mi para R$ 3,7 milhões

Em: 23/07/2020 às 15:32h por Canal Energia

Penalidade é resultante de problemas na recomposição do sistema, após blecaute em 2018

A Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Aneel reduziu multa aplicada à Chesf no ano passado de R$ 4,4 milhões para R$ 3,7 milhões. A penalidade é resultante de infrações apuradas pela fiscalização ao avaliar o desempenho da empresa na recomposição do sistema, após desligamento ocorrido em  21 de março de 2018.

O incidente teve origem na perda do Bipolo 1 do Elo de Transmissão em Corrente Contínua Xingu / Estreito e resultou no desligamento de diversas linhas de transmissão, isolando as regiões Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional. O blecaute nas duas regiões teve reflexos também no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

O processo punitivo ainda terá que passar pela diretoria da Aneel, que poderá confirmar ou alterar, total ou parcialmente, a decisão.