Neoenergia desenvolve braço robótico para poda de árvores

Em: 20/07/2020 às 13:22h por Canal Energia

Inovação garante benefícios como otimização do serviço e a segurança da equipe de manutenção

A Neoenergia está desenvolvendo um braço robótico para otimizar o serviço de poda de árvores, procedimento de manutenção importante para evitar interrupção do fornecimento de energia elétrica, principalmente durante o Verão, quando as tempestades são maiores.

O projeto integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está em fase de aperfeiçoamento do protótipo, com previsão de conclusão em três anos.

O braço robótico será manuseado a distância pelo operador, que comandará a tecnologia com o uso de um controle remoto e um painel, onde ele poderá visualizar toda a manobra por meio de câmeras instaladas diretamente no equipamento em diferentes ângulos.

“A inovação garante uma série de benefícios, como a otimização do serviço e a segurança da equipe que o executa. O braço robótico evitará que o colaborador precise ser suspenso na cesta aérea, como acontece com o modelo atual de poda, que realiza o serviço diretamente na árvore. Os resultados serão maior segurança e eficiência à operação, além de garantir a melhora da ergonomia do operador”, diz Eduardo Casarin, engenheiro de frota da Neoenergia.

Como funciona

A tecnologia está em construção em conjunto com dois parceiros. O Centro de Ciência e Tecnologia (Lactec) é responsável pelo desenvolvimento conceitual e tecnológico e a IMAP/Ecosol está a cargo da estrutura do equipamento.

Para a conexão do braço robótico, com isolamento elétrico para redes de até 46 mil volts (kV), será utilizada uma fibra ótica, que irá realizar a comunicação entre a ponta e a base do robô. Já da base para o controle remoto industrial, operado pelo colaborador, a conexão se dará via rádio. A tecnologia garante que o galho cortado seja depositado com cuidado no chão, e contará com sensores que detectarão a rede energizada a fim de manter uma distância segura dos cabos.

“O modelo proposto do braço robótico para poda de árvores produziu patentes nacionais e internacionais, na ocasião do desenvolvimento do protótipo inicial, feito pelo Lactec em parceria com Neoenergia, demonstrando a originalidade do projeto. Além da parte robotizada, o equipamento se diferencia pela junção de várias ferramentas, de garra, poda e serra. Quando o protótipo estiver concluído, iniciaremos a fase de testes em quesitos como usabilidade, ergonomia e interface com o controle”, diz Tui Baraniuk, pesquisador e desenvolvedor do Lactec,.

O equipamento possui ainda um diferencial desenvolvido pela IMAP/Ecosol. Chamado de ‘Other Side’, a tecnologia consiste na adição de um sistema de giro na articulação entre o braço inferior e o superior, o que permite conquistar um ganho significativo na mobilidade dos braços. “Com isso, obtém-se maior segurança e versatilidade com a capacidade de o equipamento alcançar o ponto de realização da poda sem expô-lo ao risco de encostar na estrutura da rede elétrica e maior produtividade possibilitada pelo alcance dos braços, diminuindo reposicionamento do veículo e demarcação da área de trabalho”, relata Santiago König, engenheiro da IMAP/Ecosol.

O caminhão adaptado contará também com um reboque acoplado na sua traseira que irá triturar e armazenar os resíduos provenientes da poda das árvores, que serão posteriormente descartados de maneira adequada. Inicialmente, serão dois caminhões entregues para serem utilizados pela Neoenergia, por meio da Elektro, que atende 223 municípios do Estado de São Paulo e cinco municípios do Estado do Mato Grosso do Sul. A partir daí, o projeto será expandido para os outros Estados de atuação da empresa – Bahia (Coelba), Pernambuco (Celpe) e Rio Grande do Norte (Cosern).