Plataforma inédita no setor elétrico auxilia na tomada de decisão

Em: 08/07/2020 às 16:25h por Canal Energia

A Cemig Distribuição e a A.T. Kearney Consultoria de Gestão Empresarial desenvolveram um software baseado em tecnologias como big data, analytics e machine learning para auxiliar a empresa na tomada de decisão de investimento, priorizando a alocação de recursos em ações que aumentem a eficiência operacional e a confiabilidade da rede elétrica. A Cemig garante que a metodologia nunca foi aplicada no setor elétrico brasileiro e não existem empresas utilizando tecnologia similar.

O software foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e foi batizado de Método de Ranqueamento de Investimento. Segundo a Cemig, o programa permite a tomada de decisão com base em dados, com o mínimo de influência de senso comum.

“O software configura planos de investimento de expansão e manutenção na rede com visão de longo prazo com redução de Opex, para diferentes cenários, ajustando-se assim à capacidade financeira e exigências regulatórias e técnicas”, explica por meio de nota Thais Fontes Santos, analista econômico financeira da Cemig e gerente do projeto.

“O grau de risco em uma priorização de investimentos é significativo na ausência de uma metodologia imparcial e efetiva no suporte à tomada de decisão. O projeto realiza a priorização de investimentos, reduzindo o grau de subjetividade do processo com planos de manutenção, que podem levar a ganhos de 20% de Opex e melhoria de 15% a 20% nos indicadores de qualidade. A execução do projeto de P&D permite à empresa iniciar uma nova era na gestão de ativos da distribuidora”, acrescenta Santos.

O P&D foi realizado entre os anos de 2018 e 2019, com investimento de R$3,8 milhões. O software desenvolvido no projeto já está sendo utilizado pela Cemig na execução de 2020 e planejamento do portfólio de investimentos de 2021.