Norte vê níveis diminuírem e reservatórios ficam abaixo de 84%

Em: 17/06/2020 às 14:41h por Canal Energia

Submercado Sul registrou crescimento de 0,9% e já passa de 31% de seu volume útil

O subsistema Norte apresentou redução de 0,2% em sua capacidade de armazenamento, caindo para 83,9% na última terça-feira (16) em relação ao dia anterior, aponta o boletim diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia armazenada indica 12.722 MW e a armazenável diminuiu para 117% da média de longo termo. A usina de Tucuruí trabalha a 99,54%.

Já o Sul segue registrando melhora em seus níveis hídricos, subindo 0,9% e atingindo 31,2% de sua capacidade. A energia afluente aumentou para 73% da MLT, enquanto a armazenada indica 6.207 MW. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam, respectivamente, com 40,79% e 37,31%. A região Nordeste viu seu volume útil reduzir em 0,1% para 90,6%. A energia afluente armazenável está em 85%, enquanto a armazenada registra 46.743 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona com 90,54% da capacidade.

Por sua vez, o Sudeste/Centro-Oeste do país continua sem sofrer variações em seu submercado, permanecendo com 54,4% desde a semana passada. A energia contida aparece com 110.168 MW mês e a afluente afere 80% da MLT. Furnas registra 66,34% e a UHE Serra da Mesa opera a 37,73%.