Relatório aponta caminhos para reinvenção da transmissão na transformação digital

Em: 17/06/2020 às 14:34h por Canal Energia

Documento feito pelo Conselho Mundial de Energia em parceria com PwC mostra que transmissoras deverão planejar cenários, adotar mais automação e tecnologia e atrair novos talentos

O relatório estudo “Desempenho durante a transformação: o papel das empresas de transmissão na transição energética”, feito pelo Conselho Mundial de Energia, em colaboração com a PwC, mostra a necessidade de donos e operadores de redes de eletricidade se transformarem fundamentalmente para ter relevância em um sistema elétrico mais integrado, flexível e inteligente na transição energética para um futuro de baixo carbono. O estudo baseia-se em entrevistas aprofundadas com CEOs e líderes seniores de 37 empresas de transmissão representando 35 países e mais de 4 milhões de quilômetros – quase cobertura global – da rede de transmissão.

De acordo com o estudo, as empresas de transmissão vão permanecer no centro da rede e precisarão equilibrar os desafios de manter as luzes acesas enquanto se transformam para o futuro. Dentre as recomendações listadas para as transmissoras no futuro, estão a concentração no futuro através de previsão aprimorada e planejamento de cenários, a criação de um ambiente com novos atores e aprimorados; a adoção de automação e a tecnologia para otimizar processos e garantir a entrega digital e a transformação da organização para atrair novos talentos e manter a licença social com os consumidores.

Para Angela Wilkinson, Secretária Geral e CEO do Conselho Mundial de Energia, à medida que a energia muda para um sistema centrado no cliente, as empresas de transmissão precisarão desempenhar um papel novo e cada vez mais ativo em um ecossistema mais amplo de agentes de energia. Segundo a executiva, eles têm a oportunidade de conduzir uma transição de energia verde e limpa e precisarão obter sua licença social para operar todos os dias, tomando decisões que sejam do melhor interesse de todos os seus stakeholders. A íntegra do relatório está neste link.

Segundo Jeroen van Hoof, Líder Global de Energia, Serviços Públicos e Recursos da PwC, a necessidade de fornecer eletricidade confiável e acessível enquanto aborda as mudanças climáticas está impulsionando transformações dramáticas nos sistemas de energia em todo o mundo. Para van Hoof, essa necessidade só se acelerará nos próximos anos caso os países procurem cumprir suas obrigações de carbono sob o Acordo de Paris. O executivo da PwC conta que desde o crescente interesse em “moléculas verdes”, como o hidrogênio verde gerado usando energia limpa, até o potencial de uma rede interconectada global, o relatório oferece visões de líderes seniores sobre como as empresas de transmissão podem estar no centro da mudança e possibilitar a inovação.

A expectativa do Líder Global de Energia da PwC é que o relatório forneça informações valiosas para ajudar outros players do setor a entender como eles podem se preparar e adotar estratégias agora que podem ajudá-las a desempenhar um papel de liderança na transição para um futuro de baixo carbono.