Capacidade diminui e reservatórios do Norte operam com 82,4%

Em: 28/05/2020 às 15:00h por Canal Energia

Submercado foi o único do país com recuo no volume em relação à quarta-feira (27). Nordeste cresce 0,5% e chega a 91,6%

Os reservatórios do Norte foram os únicos do país a registrar redução em seus níveis em relação ao dia anterior na última quarta-feira (27), caindo para 82,4% da capacidade, informa o boletim diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia contida aparece com 12.503 MW e a armazenável segue em 84% da MLT. A usina de Tucuruí opera com 98,47% de sua capacidade.

O Nordeste viu a vazão aumentar para 91,6%, após crescimento de 0,5%. A energia afluente marca 85% da MLT e a armazenada mostra 47.263 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona com 93,71%. Já os reservatórios do Sul chegaram a 16,8% do volume útil, após leve incremento de 0,1%. A energia afluente cresceu para 15% da MLT, enquanto a armazenada subiu para 3.351 MW. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam, respectivamente, com 33,01% e 16,67%.

Na região Sudeste/Centro-Oeste a capacidade de armazenamento também cresceu em 0,1%, 55,1%. A energia contida do subsistema aparece com 111.620 MW mês e a afluente segue em 76% da MLT. Furnas registra 66,47% e a hidrelétrica de Serra da Mesa opera a 37,25%.