Enel lança plataforma para mapear fluxos de mobilidade no Brasil

Em: 28/05/2020 às 14:41h por Canal Energia

Ferramenta fornece indicadores para criação de estratégias de planejamento urbano e na efetividade de medidas para frear a pandemia. Neoenergia prevê R$ 5,6 milhões em doações com seus clientes

A Enel X e a HERE Technologies, empresa de dados de localização e serviços de mapeamento digital, apresentaram no Brasil uma solução criada para facilitar o gerenciamento das medidas preventivas à pandemia da Covid-19 e que pode auxiliar na criação de estratégias de mobilidade urbana. O City Analytics – Mapa de Mobilidade usará Big Data para acompanhar a movimentação em 1.800 cidades no país, estimando variações na locomoção de pessoas e mapeando fluxos de aglomeração entre municípios, macro regiões e estados.

A plataforma realiza análises baseadas em dados anônimos e agregados de veículos, mapas e sistemas de navegação conectados – produzidos graças a conexões com dados de aplicativos móveis e informações públicas de agências governamentais. Os indicadores estão disponíveis em escala regional, estadual e municipal e são atualizados diariamente, às 12h, por meio de um painel da web, que pode ser acessado por todos os usuários no site da linha de negócio do Grupo Enel dedicada a produtos inovadores e soluções digitais.

A tecnologia foi lançada pela empresa recentemente na Itália e na Espanha e será disponibilizada gratuitamente para administrações públicas, instituições, empresas e cidadãos até o dia 30 de junho, considerando a atual situação emergencial do país. O presidente da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, disse que a ferramenta está em conformidade com a legislação vigente em termos de privacidade, e que ela é capaz de fornecer estimativas dos movimentos, com “os quilômetros percorridos e os principais pontos de entrada e saída de uma área geográfica selecionada, de acordo com a região, estado e município”.

Scroffa conta que as informações disponibilizadas podem ser utilizadas para definição e criação de diversas estratégias pela administração pública, como monitoramento e planejamento do tráfego entre as cidades. E no cenário que estamos vivendo, podem auxiliar ainda a entender melhor os impactos de medidas como o isolamento social, identificando áreas que precisam de mais apoio na implementação dessas políticas e analisando o retorno gradual à normalidade de maneira orientada por dados, quando esse período de incertezas passar.

City Analytics estará disponível gratuitamente na internet até 30 de junho (reprodução Enel X)

Neoenergia prevê R$ 5,6 milhões em doações com adesão de clientes à fatura digital

Uma ação solidária conduzida pela Neoenergia irá doar até R$ 5 por cliente que aderir aos serviços de Débito Automático e de Fatura por E-mail, destinando a soma dos valores para instituições de amparo social como LBV, Legião contra o Câncer e Unicef. A ação tem a finalidade de contribuir com o trabalho social, que vem sofrendo com os efeitos provocados pelo avanço do vírus. Para colaborar, o consumidor não precisa desembolsar nenhum valor, basta apenas fazer o cadastro em um dos dois serviços digitais oferecidos pelas quatro distribuidoras da empresa. A estimativa é que 40% dos clientes façam a adesão, atingindo R$ 5,6 milhões em arrecadação.

O superintendente de processos comerciais da companhia, Leonardo Moura, explica que quanto mais tempo o cliente permanecer adepto aos serviços, maior será o valor repassado à instituição. Caso opte apenas pelo serviço Fatura por E-mail, a doação ficará limitada a R$ 3. Para as demais opções, o valor é de R$ 5. Batizada de digitalização solidária, a iniciativa integra o projeto Conta do Bem, que congrega todas as ações solidárias da Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP-MS).

“A Digitalização Solidária estimula o cliente a optar pelos nossos serviços digitais neste período e está inserida em um contexto maior que incentiva a sociedade a contribuir com o trabalho realizado por instituições reconhecidamente idôneas”, conclui Moura.