Eólica Cristal é classificada como apta a operar

Em: 08/05/2014 às 14:02h por Jornal da Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos termos da Resolução Normativa 583/13, enquadrou a central eólica Cristal no regime de apta a operar comercialmente. Isso significa que, mesmo sem estar efetivamente gerar energia na rede, a empreendedor receberá receita. A falta de transmissão impede o escoamento da produção.

Localizada no município de Cafarnaum, na Bahia, a usina possui 13 unidades geradores de 2,3MW cada, totalizando 29,9MW da capacidade instalada. O projeto pertence a italiana Enel Green Power. Segundo a empresa, a eólica Cristal é capaz de gerar mais de 145 milhões de kWh por ano.

De acordo com informações do Diário Oficial da União (DOU), as UG1 a UG11 e UG13 serão consideradas aptas a partir do dia 4 de abril, enquanto a UG12 a partir de 8 de abril.