Aneel aprova ajustes nas tarifas de transmissão de 2019

Em: 22/05/2020 às 15:03h por Canal Energia

Alterações na RAP e na PA serão contemplado no processo tarifário do ciclo 2020/2021

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou correção de 0,029% no valor da Receita Anual Permitida e de 4,31% nas Parcelas de Ajuste das transmissoras, referentes ao ciclo tarifário 2019/2020. As alterações aprovadas na última terça-feira (19) serão contempladas no reajuste anual do ciclo 2020/2021, que entrará em vigor em 1º de julho, com a devida atualização dos valores.

A decisão da Aneel atende parcialmente pedidos de reanálise dos valores da RAP e da PA, apresentados pela Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica, pela RGE Sul Distribuidora de Energia e por 62 concessionárias de transmissão. Nos recursos, há pedidos relacionados a questões como antecipação de receitas referentes ao mês de junho de 2018; a Encargos de Uso do Sistema de Transmissão decorrentes de rescisão de Contratos de Uso dos Sistema por geradores e a melhorias de pequeno porte.

Para esse ano, é esperado um aumento nos custos de transmissão, com maior pressão sobre as tarifas, em razão da cobrança de receitas relacionadas à entrada de novas instalações da Rede Básica.