Níveis caem e submercado SE/CO opera abaixo de 55%

Em: 13/05/2020 às 15:17h por Canal Energia

Região Sul manteve volume estável após sucessivas reduções, ficando com 14,7% da capacidade

Em um dia sem elevações na capacidade dos reservatórios brasileiros, a região Sudeste/Centro-Oeste apresentou leve redução de 0,1%, ficando com 54,9% de sua vazão na comparação com o dia anterior na última terça-feira (12), informa o boletim diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia contida aponta 111.292 MW mês e a afluente segue em 78% da MLT. Furnas registra 65,86% e a hidrelétrica de São Simão opera a 88,05%.

O Sul do país manteve seus níveis estáveis após sucessivas quedas e opera com 14,7% do seu volume útil. A energia afluente registra 5% da MLT, enquanto a armazenada indica 2.919 MW. As UHEs Passo Fundo e G.B Munhoz funcionam respectivamente com 30,71% e 14,76%. O submercado Nordeste também não variou seu volume, permanecendo em 91,2%. A energia afluente marca 103% da MLT e a armazenada aponta para 47.083 MW mês. A hidrelétrica de Sobradinho funciona com 93,99%, melhor nível em 11 anos de operação da usina.

Por sua vez os reservatórios do Norte registraram diminuição de 0,1% na capacidade de armazenamento, que foi para 81,4%. A energia contida aparece com 12.346 MW e a armazenável indica 89% da MLT. A usina de Tucuruí opera com 99,23% de sua capacidade.