Distribuidoras instalam sistema que recompõe energia em 60 segundos

Em: 08/05/2020 às 14:15h por Canal Energia

Neoenergia estima que tecnologia Self Healing, implementado em 49 cidades de suas concessões, reduziu tempo médio de restabelecimento de energia de 1,5 hora para 60 segundos

A Neoenergia anunciou que suas distribuidoras de energia elétrica instalaram 147 equipamentos automatizados nas redes de 49 municípios de suas áreas de concessão durante o primeiro trimestre do ano. Os investimentos referem-se a chamada auto recomposição, ou Self Healing, possibilitando reforço à confiabilidade do sistema elétrico para a Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS),

Iniciado em junho de 2018, o sistema conta hoje com mais de 11 mil equipamentos nas redes de distribuição, funcionando com o auxílio de um programa lógico situacional, que possibilita, por meio de escolhas determinadas em protocolo, a redução no tempo de restabelecimento do fornecimento de energia para localidades afetadas por possíveis interrupções, geralmente ocasionadas por quedas de árvores, descargas atmosféricas ou ações de animais. A companhia estima que o tempo de espera para normalização de uma ocorrência foi reduzido de 1,5 hora para 60 segundos.

Até março, as subsidiárias da Neoenergia seguiram fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Aneel, alcançando no DEC – indicador que avalia, em horas, a qualidade do fornecimento de 13,06 para a Coelba, 11,47 na Celpe, 9,37 na Cosern e 7,22 na Elektro.