Copel lança projeto-piloto de smart grids

Em: 07/05/2014 às 13:49h por Jornal da Energia

A Copel dará início, em Curitiba, a um projeto-piloto de redes inteligentes de energia elétrica. Alcançando três bairros da capital, o projeto “Paraná Smart Grid” combina uma série de inovações tecnológicas que vão reduzir o número e o tempo dos desligamentos na rede elétrica, medir o consumo de energia, água e gás à distância, descentralizar a geração de energia.
O projeto também inclui microgeração distribuída por fontes solares e eólicas e testes de conceito que abrangem desde a automação predial até a integração à rede inteligente de eletropostos para carros, bicicletas e ônibus elétricos.
O lançamento ocorre nesta quarta-feira (07/05), às 11h, com a inauguração de um showroom na sede Copel do Mossunguê para exibir seu funcionamento ao público. A estrutura estará conectada em tempo real à rede inteligente para exibir, de modo didático, seu funcionamento e quais os benefícios para a população e para o sistema elétrico.
“Este projeto-piloto da Copel é um passo crucial no desenvolvimento das redes inteligentes, requisito para estimular a geração distribuída e converter as novas tecnologias do setor elétrico e das telecomunicações em benefícios para o consumidor”, destaca o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.
A automação completa da rede elétrica, que dispensa a interferência humana para isolar trechos sem luz, é um considera um dos objetivos mais ambiciosos do projeto pela Copel.
“Nosso smart grid pretende alcançar um nível de automatização da rede elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de informações que permitem a reconfiguração da rede após uma interrupção no fornecimento possam ser realizados pelo próprio sistema”, explica o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe.
Para a implementação do projeto-piloto, a Copel selecionou uma área com 10 mil unidades consumidoras localizadas nos bairros Bigorrilho, Campina do Siqueira e Mossunguê, e que inclui os prédios do Centro de Operação da Geração e Transmissão (COGT) e do polo operacional da empresa no Mossunguê. A definição da área deveu-se à grande densidade populacional do trecho, com presença amostral de todos os segmentos de consumidores de energia. “Nosso objetivo será testar essa tecnologia para estendê-la, em um segundo momento, a outras regiões da capital e do Estado”, ressalta Daleffe.