Sobrecontratação de distribuidoras do Norte e Nordeste pode chegar a 40%, diz ministro

Em: 05/05/2020 às 14:29h por Canal Energia

Inadimplência chegou a 12% nos últimos 30 dias

A pandemia de Covid-19 pode fazer com que a sobrecontratação de distribuidoras das regiões Norte e Nordeste chegue a 40%. Em webinário realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e da indústria de Base nesta terça-feira, 5 de maio, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque revelou também que as demais concessionárias devem ficar na média 20% descontratadas. “Algumas distribuidoras do Norte e do Nordeste preocupam e nós já visualizamos que deverão atingir até 40% de sobrecontratação”, explica.

O ministro disse ainda que na inadimplência houve um salto do patamar histórico de 3% para 12% nos últimos 30 dias, com perdas bilionárias para as concessionárias de distribuição. “Os números são impressionantes”, avisa. Ainda segundo ele, houve redução no consumo de 20%, o equivalente ao Nordeste e que a região Sul foi a mais afetada, com 23% de queda. Por outro lado, nos últimos quatro dias houve um aumento no consumo de 2%, o que indicada alguma retomada.