Itaipu atinge melhor produtividade em 36 anos de operação

Em: 05/05/2020 às 14:28h por Canal Energia

Recorde de 1,0814 MW médios em abril mostra que binacional tem aprimorado uso da água para geração de energia, diz o general Silva e Luna

A hidrelétrica de Itaipu atingiu em abril a produtividade de 1,0814 MW médios por metro cúbico de água por segundo, sendo esse o melhor desempenho da usina em seus 36 anos de operação, afirmou a binacional nessa terça-feira, 5 de maio, mostrando que ainda que consumo tenha diminuído neste ano, a produção segue crescendo. Em 2020, a UHE gerou aproximadamente 28 milhões MWh, energia suficiente para atender dois anos do consumo do Paraguai ou mais de 10 meses da demanda do Estado do Paraná.

De acordo com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, em termos práticos, o recorde significa que a usina, com o passar das décadas, tem aprimorado o uso da água para gerar energia limpa e renovável, sem qualquer desperdício. “Itaipu não para nunca. Em tempos de grandes desafios, como agora, em função da pandemia do novo coronavírus, quando a demanda cai, nossa usina demonstra toda sua qualidade técnica”, comentou.