RGE vai instalar 2,5 mil chuveiros inteligentes para famílias de baixa renda

Em: 30/04/2020 às 14:29h por Canal Energia

A RGE anunciou que irá instalar 2,5 mil chuveiros inteligentes para famílias dos municípios Caçapava do Sul, Manoel Viana, Santo Ângelo, Quaraí, Itaqui e Venâncio Aires, atendidos pela distribuidora. A ação, que integra o Programa de Eficiência Energética, conta com um aporte de aproximadamente R$ 3 milhões e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia das populações de baixa renda, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago na conta de luz.

Conhecidos também como trocadores de calor, os chuveiros inteligentes são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com eletricidade, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O aparelho também propicia uma economia média 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente.

No momento do banho, a água da caixa ou da rede, por meio de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador, que aproveita o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui uma resistência blindada e sua plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a sua vida útil.

Segundo o analista de Eficiência Energética da RGE, Eder Andrei Hoffmann, esse investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes, visto o chuveiro ser um dos vilões do consumo residencial. “Com isso, a empresa busca, também, conscientizar as famílias sobre o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e gastos excessivos”, afirma Eder.

A instalação dos equipamentos nas residências das famílias selecionadas irá ocorrer nos próximos meses, iniciando em maio. A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras municipais, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.