Elétricas anunciam mais ações contra a pandemia

Em: 20/04/2020 às 13:59h por CANAL ENERGIA

Light passa a fornecer energia gratuita para hospital de campanha. Já Cepel e UFRJ testam eletromagnetismo de ventilador pulmonar mecânico e empresas do setor anunciam novas campanhas de arrecadação e medidas para garantir operações essenciais

A Light finalizou nesta sexta-feira, 17 de abril, o fornecimento gratuito de energia para o hospital de campanha do Leblon (RJ), instalado para receber pacientes diagnosticados com coronavírus. A unidade terá 200 leitos e vai funcionar no terreno do antigo 23º Batalhão da Polícia Militar.

A companhia carioca afirmou que tem priorizado o atendimento das solicitações para os hospitais de campanha como do Parque dos Atletas, Riocentro, Maracanã e Aeródromo Nova Iguaçu) e empreendido esforços para atender os pedidos de ligação nova ou aumento de carga para estes locais, o mais rápido possível. Para tanto, tem flexibilizado procedimentos em razão da urgência da situação, de acordo com as possibilidades previstas na resolução vigente.

Ventilador pulmonar mecânico entra em fase de testes na Coppe/UFRJ

Seguindo todas recomendações das autoridades de saúde, uma equipe técnica do Cepel realizou na semana passada, em sua infraestrutura laboratorial situada na Ilha do Fundão, os primeiros ensaios para avaliação da compatibilidade eletromagnética e de harmônicos de corrente do protótipo do ventilador pulmonar mecânico que está sendo desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com várias instituições.

O objetivo do aparelho é atender, em caráter emergencial, à demanda crescente dos hospitais em virtude do avanço da Covid-19. “Estamos na primeira fase do desenvolvimento de um ventilador de exceção para a doença e é fundamental testar a sua compatibilidade eletromagnética, mesmo sendo para teste em número reduzido de pacientes, o que estamos fazendo no Cepel e Inmetro”, conta o professor da Coppe/UFRJ Edson Watanabe, afirmando que na segunda etapa será testado um protótipo mais definitivo para investigação clínica com uma amostragem maior no número de pacientes.

A pesquisadora Alessandra Souza, responsável pelo Laboratório de Iluminação do Cepel, explicou que o Centro está conferindo as emissões de perturbações conduzidas e irradiadas, enquanto o Instituto testa a imunidade do produto quanto a perturbações eletromagnéticas do ambiente. “A ideia é nortear a equipe de desenvolvimento para uma solução rápida e segura, devido à urgência que a sociedade necessita no combate à pandemia”, pontua.

Alessandra pondera que num ambiente hospitalar, onde há diversos equipamentos e sistemas eletroeletrônicos de suporte à vida, uma falha pode ser literalmente fatal, sendo os testes compatibilidade eletromagnética de grande importância para garantir a adequada operação e a segurança dos aparelhos eletromédicos e acessórios que auxiliam no funcionamento de órgãos artificiais e apoio aos pacientes. “O ensaio é validado quando temos o funcionamento de equipamentos ou sistemas próximos sem sofrer interferências que possam causar falhas em seu funcionamento, provocadas por perturbações emitidas por outros equipamentos”, avalia.

Hospitais de campanha erguidos ao redor do país devem receber energia gratuita (foto: Light)

Grupo Qair anuncia plano de doações

O grupo Qair, através da sua subsidiária brasileira, anunciou um plano para doações de itens básicos para auxílio à pandemia, como EPIs de uso hospitalar e de uso pessoal, materiais de higiene e alimentos. As entregas estão sendo realizados através de parcerias firmadas com algumas entidades governamentais, como o próprio governo cearense e a Prefeitura Municipal do Trairi, onde a empresa está construindo o Projeto Híbrido Eólico e Solar Fotovoltaico do Serrote, e tem como foco prioritário atender as necessidades de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A inciativa teve início no último dia 13 de abril, com a entrega de 2.500 cestas básicas em Trairi. Também foi criado um programa de incentivo para a fabricação de 15 mil máscaras de tecido, que serão confeccionadas por artesãs locais e distribuídas à população das comunidades no entorno do empreendimento.

O plano solidário também prevê uma agenda de doações diretamente para o Governo do Estado de Ceará, através da sua Secretaria de Saúde, contemplando itens básicos de proteção individual para profissionais de saúde, como 30 mil máscaras cirúrgicas do tipo 3-PLY e 5 mil respiradores do tipo KN95. Além de mais 20 mil máscaras TNT/SMS, voltados para o uso não hospitalar.

Outra ação é a compra de 300 testes rápidos para detecção da doença nos locais de atuação da companhia. “Estamos buscando importar alguns itens que queremos doar, mas que são afetados por restrições ocasionadas pela pandemia e a nível mundial. Entretanto, estamos confiantes de que iremos ter sucesso no nosso plano de doações”, comenta Jorge Borrell, Diretor institucional da Qair Brasil.

Borrell também afirmou ser possível uma eventual ampliação no volume de doações e incentivos à produção local mediante o avanço da pandemia, com algumas delas podendo inclusive tornarem-se ações permanente. “Acredito que tudo o que está sendo feito deixará um legado importante não apenas para os nossos colaboradores, mas para todas as pessoas que nos relacionamos”, salientou.

Logística e adaptações

Especializada em Operação & Manutenção de ativos elétricos, a catarinense Cotesa Engenharia criou um cronograma de revezamento entre suas equipes para se antecipar e eliminar o contágios entre os profissionais, ainda no dia 16 de março, quando criou um comitê para a crise. “Desta forma, os empreendimentos não ficam desassistidos, nem em casos de emergência”, explica o presidente do Grupo Cotesa, João Junklaus.

Segundo o executivo, o planejamento de manutenção tem sido cumprido com um backlog pequeno para a empresa, que conseguiu planejar e executar a logística de deslocamento e hospedagem de uma equipe de profissionais para realizar atividades em uma nova linha de transmissão em Pernambuco, fazendo com que seja possível sua energização e melhorando a confiabilidade do sistema elétrico na região.

Para se adaptar às prevenções quanto a operação remota de suas usinas, linhas de transmissão e subestações, foram criadas condições que diminuíssem o contato direto entre os operadores do Centro de Operações (COS), sem a perda de qualidade das atividades.

Fora o uso obrigatório de álcool em gel, máscaras para a troca de turnos e o aumento da limpeza e desinfecção, a empresa passou a operar também com o COS Backup, localizado a 10km de distância do COS principal, com a divisão físicas das equipes. Além de reduzir o risco de proliferação entre os profissionais, o protocolo faz com que haja uma pronta substituição caso uma das equipes venha a ser contaminada. Para que o operador de cada Centro possa interagir com o outro, foram implantadas ferramentas tecnológicas para minimizar a distância física.

Pesquisador do Cepel realiza teste de compatibilidade eletromagnética para novo respirador pulmonar (foto: Cepel)

Neoenergia lança campanha de arrecadação

Com o suporte da ONG Transforma Brasil, a Neoenergia lançou uma campanha nessa sexta-feira (17) para incentivar doações para ajudar as famílias mais impactadas pelas mudanças necessárias em relação ao novo coronavírus, com os valores sendo convertidos em 125 mil cestas básicas e kits de higiene ao longo dos próximos dois meses.

A organização desenvolveu uma plataforma específica para doações que pode ser acessada diretamente por esse site. Até o momento, mais de 54 mil cestas foram doadas. A participação é aberta para todos e a campanha está ocorrendo em todo o país. No portal, o voluntário pode encontrar todos os detalhes da campanha, tais como a quantidade de cestas já doadas e as instituições beneficiadas.

Além da ação externa, a empresa segue incentivando a prática voluntária entre seus colaboradores, firmando o compromisso de triplicar o montante arrecadado internamente. Com essa medida, espera provocar a participação de mais pessoas, que, juntas, poderão contribuir para o sustento básico de alimentos e higiene de diversas famílias neste momento de incertezas.

Informa Markets

Como forma de colaborar nesse momento difícil, os colaboradores das promotoras e organizadoras de eventos, Informa Markets – da qual o Grupo CanalEnergia faz parte -, Nürnbergmesse Brasil e Reed Exhibitions se uniram para doar cestas básicas para mais de 1000 famílias de funcionários das equipes de segurança, limpeza, recepcionistas e mão de obra em geral que necessitam de ajuda.

Os interessados podem realizar suas contribuições através do site da campanha de arrecadação, até 24 de abril. A cada R$50, uma família consegue ser contemplada. “Durante a pandemia, nossos eventos foram adiados e sabemos que muitas pessoas que nos entregam grandes resultados dependiam deste trabalho para o sustento de seus lares. Este é um pequeno cuidado que os nossos funcionários podem fazer por quem faz acontecer”, diz o comunicado, assinado em nome programa Informa One Voluntariado.