Abraceel prevê 4 mil MW em projetos financiados

Em: 06/05/2014 às 14:19h por Jornal da Energia

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) entregou uma proposta para viabilizar 4 mil MW no sistema elétrico nacional por meio do financiamento de empreendimentos de usinas eólicas, solares, PCHs e biomassa no Ambiente de Comercialização Livre (ACL).
Com a proposta, que já está em discussão no Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), projetos já existentes e regularizados dessas usinas teriam condições de equacionar suas fórmulas de financiamento e serem concluídos em até dois anos. “Trata-se de um conjunto de novas plantas totalmente viabilizadas por meio do capital privado, que poderia oferecer energia limpa e em curto prazo ao setor produtivo brasileiro”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.
O assunto já vinha sendo discutido por técnicos da Abraceel e do BNDES para a possibilidade de viabilizar o financiamento de projetos de usinas no Ambiente de Comercialização Livre (ACL), de maneira a assegurar um formato de expansão do sistema que transcenda os leilões governamentais. “Acreditamos que temos uma solução que pode evitar no futuro a excessiva dependência do nosso sistema dos regimes hidrológicos e das térmicas emergenciais”, conclui Medeiros.