Barata/CCEE: financiamento será usado até abril

Em: 06/05/2014 às 14:14h por Estadão

RIO DE JANEIRO - O financiamento de R$ 11,2 bilhões contratado para socorro às distribuidoras deverá ser integralmente consumido até a liquidação das compras de energia realizadas em abril, estima o presidente do conselho de administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Luiz Eduardo Barata.
Os volumes adquiridos em abril deverão ser contabilizados em junho e os de março em 12 de maio. Pelas contas de Barata, o valor liquidado em março deverá chegar a R$ 5 bilhões. O dado de abril não foi informado.
Há um descasamento entre os valores liquidados e o montante do financiamento utilizado para amortizá-lo. Mais cedo, Barata informou que já foram consumidos R$ 4,7 bilhões do financiamento referentes às compras de energia de fevereiro (R$ 5,8 bilhões). Com a liquidação de março e abril, os R$ 6,5 bilhões restantes do empréstimo contratado pela CCEE junto a bancos provavelmente serão consumidos, calcula.
Apesar da estimativa, Barata disse que ainda não fez as contas de quanto mais recursos serão necessários para ajudar as distribuidoras em 2014. Segundo ele, é um controle que compete à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "O que posso dizer é que o resultado do leilão foi tranquilizante", afirmou, em referência ao leilão de energia, realizado na semana passada, para contratação imediata.
De acordo com Barata, a escolha dos novos nomes para o conselho da CCEE será fechada na reunião da semana que vem. Ainda não está definido se ela ocorrerá na segunda-feira ou na terça-feira. A votação para eleger os novos conselheiros, após a debandada ocorrida em protesto à contratação do financiamento, foi suspensa ontem (5) por divergência entre o Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) e a Eletrobras.
O fórum indicou o nome de Julião Coelho, ex-diretor da Aneel, para ocupar uma das vagas. Mas a Eletrobras indicou um quarto candidato para a mesma cadeira: Christiano Vieira da Silva, atual assessor da diretoria da Aneel. "Achamos que seria conveniente parar e discutir isso melhor", disse Barata, após participar do 11º Encontro Nacional do Setor Elétrico (Enase), no Rio. Além dos nomes acima, foram indicados a advogada e atual gerente-executiva jurídica da CCEE, Solange David, e Roberto Castro, diretor de Comercialização e Regulação do Grupo CPFL.