Brasil: consumo de eletricidade cai 1,3% em fevereiro

Em: 01/04/2020 às 14:11h por Canal Energia

Os dados, porém, não capturam os impactos decorrentes das medidas de isolação social para o combate ao novo coronavírus

O consumo nacional de eletricidade totalizou 40.697 GWh em fevereiro, queda de 1,3% em relação ao mesmo período de 2019, divulgou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta terça-feira, 31 de março. Os dados, porém, não capturam os impactos das medidas de isolação social para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Considerando a mesma base de comparação, o segmento residencial consumiu 12.370 GWh (-1,8%) e o comercial, 8.019 GWh (-2,3%). Segundo a EPE, temperaturas mais brandas no Centro-Sul do país em relação ao mesmo mês do ano anterior influenciaram a retração do consumo. A demanda do industrial atingiu 13.736 GWh (0,8%), sobretudo em função da expansão da metalurgia dos metais não-ferrosos do Norte (+29,1%).

Entre as regiões geográficas, somente a Região Norte (+17,7%) registrou alta no consumo de energia elétrica. As demais, Sudeste (-3,7%), Sul (-1,9%), Centro-Oeste (-0,6%) e Nordeste (-0,3%), apresentaram queda.

A EPE informa que os impactos do Covid-19 sobre a projeção do consumo deverão ser perceptíveis somente no próximo boletim, referente ao mês de março de 2020. Clique aqui para ler a íntegra da Resenha Mensal.