CCEE lança videoaulas para capacitar agentes e interessados no setor

Em: 25/03/2020 às 14:14h por CANAL ENERGIA

Cursos gratuitos e em novo formato online abordam desde temas introdutórios até assuntos mais técnicos

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou na última segunda-feira (23), um novo formato de videoaulas para os seus cursos de capacitação ao mercado. Os conteúdos, todos gratuitos, variam entre temas introdutórios ao setor até abordagens mais técnicas, estando disponíveis no Portal de Aprendizado da organização. Nesta etapa, sete videoaulas de cerca de 15 minutos estão disponibilizadas na plataforma, sendo quatro de grade introdutória, abordando o setor elétrico e o trabalho realizado pela CCEE, duas sobre alterações nas regas de comercialização de energia em 2020 e outra sobre o processo de consulta dinâmica nos sistemas da Câmara.

Segundo a CCEE, os cursos apresentados nesta semana são o primeiro momento de um plano de longo prazo, que pretende adotar o formato para todo o conteúdo do portal. A CCEE informou que mais material está sendo preparado para ser disponibilizadas em breve.

Os cursos online devem suprir alguns dos conteúdos de aulas presenciais que foram canceladas após o agravamento das medidas impeditivas adotadas por conta da propagação da Covid-19. Entre os materiais previstos para as próximas semanas estão: Visão Geral das Operações; Visão Geral de Agentes de Geração e Gestão de Consumidores Livres nas Operações. Esses restritos aos Agentes da CCEE.

Além do benefício de poderem ser ministrados e acompanhados remotamente, as videoaulas trazem outras vantagens, como a flexibilização de horários e apresentações mais dinâmicas feitas por instrutores, o que gera empatia e facilitação no processo de aprendizado. O modelo segue uma tendência do mercado, que é o ensino a distância.