Consumo de energia sobe 4,6%

Em: 05/05/2014 às 13:52h por Jornal da Energia

O consumo de energia em março de 2014 subiu 4,6%, atingindo 40.251 GW/h, com destaque para residências (8,8%) e comércio (8,3%). A indústria, porém vem registrando sinais de recuperação e no primeiro trimestre do ano teve alta de 1,3% em relação a igual período de 2013. Esse crescimento é o maior desde junto de 2012.
"No primeiro trimestre é possível observar que começam a cessar os efeitos estatísticos da redução das atividades da indústria eletrointensiva, notadamente a metalurgia do alumínio", informa a Empresa de Pesquisa Energética - EPE, em sua Resenha Mensal.
Para o segmento residencial, foram consumidos 34.892 GWh nos três primeiros meses de 2014, significando um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a EPE, o resultado reflete o expressivo aumento do consumo verificado nos meses de janeiro e fevereiro ocasionado pelo calor atípico nas regiões Sul e Sudeste.
Na região Sul, o crescimento foi de 17,5%, enquanto que o Sudeste cresceu 7,8%. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que representam, em termos de consumo, um terço da classe, cresceram juntas 11,4% no primeiro trimestre do ano.
Assim como a classe residencial, o consumo de eletricidade da classe comercial foi bastante afetado pelas elevadas temperaturas do início do ano, em especial nas regiões Sul e Sudeste, superando 23.600 GWh no primeiro trimestre, significando crescimento de 10,8% sobre mesmo período de 2013.