GE fornece motores para geração em aterro sanitário

Em: 30/04/2014 às 13:27h por Jornal da Energia

A divisão Distributed Power da GE fechou contrato com a operadora de aterros sanitários Estre Ambiental, em Guatapará, na região de Ribeirão Preto (SP), para o fornecimento de motores Jenbacher movidos a biogás de aterro. Ao todo, 4.2MW de energia serão gerados por três motores J420, de 1.4MW cada, que abastecerão aproximadamente 13 mil residências. O aterro tem potencial de expansão de até 10MW para os próximos cinco anos.
Os motores são alimentados por biogás, compostos por metano, dióxido de carbono e nitrogênio, provenientes da decomposição de resíduos sólidos no aterro sanitário. O gás metano tem um fator de aquecimento global que é 21 vezes maior do que o dióxido de carbono, principal responsável por afetar a mudança climática no mundo.
“As soluções da GE possibilitarão o aproveitamento do biogás para a geração de energia renovável. A parceria sustenta o comprometimento das empresas com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil para o aumento de fontes de energia limpas e alternativas”, disse Alexandre Alvim, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Perdas de Energia da Estre Ambiental.
O projeto está de acordo com as iniciativas do governo brasileiro para expandir a produção de eletricidade por fontes renováveis e diminuir as emissões de gases estufa entre 36.1% e 38.9% até 2020.