UHE Jirau recebe aval para geração da UG3

Em: 29/04/2014 às 13:27h por Jornal da Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação comercial da UG3, de 75MW, da hidrelétrica Jirau. A usina está instalada em Porto Velho, Rondônia. A autorização consta na edição desta terça-feira (29/04) do Diário Oficial da União (DOU).
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela construção da usina, trabalha com a expectativa operar comercialmente 1.200 a 1.350MW, até o final de 2014, resultante da geração de 16 a 18 unidades geradoras. Até o momento 8 turbinas já foram conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo que 7 foram liberadas para operação comercial.
Em setembro de 2013, a usina recebeu o aval da agência reguladora para ampliação do projeto para 3.568MW - cerca de 417 MW a mais que o projeto original – e que atenderá prioritariamente os Estados do Acre e Rondônia.
O projeto total da usina, com a expansão, está orçado em cerca de R$17,5 bilhões, sendo que 65% são através de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e 35% será proveniente de recurso próprio.