CMSE mostra otimismo com recuperação de reservatórios

Em: 06/02/2020 às 10:11h por Canal Energia

Reunião mensal do comitê aconteceu nesta quarta-feira, 5, no MME

Na segunda reunião mensal do ano, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico fez uma avaliação positiva das condições de suprimento de energia elétrica no país, diante das previsões de aumento do volume de chuvas para fevereiro. Ao contrário de janeiro, quando as chuvas ficaram abaixo ou próximas da média histórica, para este mês é esperado um volume acima da média no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e recuperação significativa dos reservatórios em todas as regiões.

Dados dos Operador Nacional do Sistema Elétrico, apresentados na reunião desta quarta-feira, 5 de fevereiro, mostram que nível de armazenamento dos reservatórios equivalentes passará de 24,7% para 34% no Sudeste/Centro-Oeste; de 23,8% para 30,5% no Sul; de 44,2% para 60,9% no Nordeste e de 21,6% para 43,6% na Região Norte.

Em nota, o CMSE explica que a hidrelétrica de Sobradinho atingirá o maior nível de armazenamento desde 2012, com 60% de sua capacidade. O Comitê disse que o abastecimento de energia está garantido, mas continua monitorando as condições de forma permanente.

Transmissão

Estudo do ONS sobre as ocorrências de desligamento em instalações da Rede Básica do Sistema Interligado mostra que os incidentes registrados entres 2015 e 2019 na rede de transmissão foram provocados, principalmente, por condições meteorológicas adversas e queimadas. O trabalho também foi apresentado ao CMSE.