Universalização em localidade isolada de MT ficará para 2021

Em: 05/02/2020 às 14:34h por Canal Energia

No restante do estado, o atendimento à área rural será concluído até dezembro de 2020

A conclusão do Plano de Universalização da área rural da Energisa Mato Grosso passará de 2020 para 2021, para que o atendimento a consumidores sem acesso à energia elétrica no município de Colniza coincida com a conclusão das obras do Projeto de Interligação de Guariba. O distrito está isolado do restante do sistema e é atendido atualmente por uma térmica a diesel, que será desativada quando as obras de distribuição previstas para a localidade forem concluídas.

De acordo com a distribuidora, 820 unidades consumidoras dependem dessa interligação para serem instaladas. O problema é que o prazo limite para a universalização na área de concessão da Energisa termina em dezembro deste ano. As ligações em Guariba representam 1,9% do total previsto no plano da empresa. Somente este ano, deverão ser feitas 3.657 ligações em contratos do Programa Luz para Todos, com investimento de R$ 45,5 milhões.

A distribuidora vai receber recursos da Conta de Consumo de Combustíveis, para ressarcir os investimentos na implantação de uma subestação, de uma Linha de Distribuição Rural com aproximadamente 150 km de extensão, de uma conexão de linha na subestação Colniza e da Linha de Transmissão 138kV Aripuanã – Colniza, com 110 km de extensão

A proposta de adequação do plano da Energisa MT ficará em consulta pública no site da Aneel de 10 de fevereiro a 25 de março. Contribuições podem ser enviadas para o e-mail: cp006_2020@aneel.gov.br, ou por correspondência para o endereço da ANEEL: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-110 – Brasília-DF.