Mercado de gás e GNL na agenda bilateral do Brasil na Índia; Preços do Brent US$ 57,7 com temor de doença na China

Em: 27/01/2020 às 14:19h por epbr - jornalismo e política energética

Felipe Maciel, Guilherme Serodio e Larissa Fafá
Editada por Gustavo Gaudarde
gustavo@epbr.com.br

em jogo

Os governos do Brasil e da  vão estudar projetos conjuntos de gás natural liquefeito (GNL) a partir de memorando de entendimento assinado no sábado (25) – fazem parte dos 15 acordos assinados entre Bolsonaro e Narendra Modi.

— Índia é o terceiro maior consumidor de GNL do mundo, importando quase 50% dos 166 milhões de m³/dia de gás que consome. Investimentos previstos em infraestrutura de gás, incluindo gasodutos e terminais de GNL, são da ordem de US$ 60 bilhões. Reuters

— Os acordo firmados na Índia preveem cooperação nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás, plataformas de perfuração, unidades petroquímicas e proteção ambiental.

— Em outubro, a ExxonMobil assinou um memorando de entendimentos com a Indian Oil Corporation para a expansão conjunta do negócio de GNL, para ampliar o uso do gás natural no país, mercado em que a empresa atua há duas décadas.

— Também em outubro, a Total anunciou investimento de US$ 600 milhões para aquisição de 37,4% da Adani Gas, empresa que faz distribuição de gás na Índia. World Oil

A Índia quer que o Brasil reveja sua posição na OMC, que questiona as políticas do país para o setor de açúcar. Brasil, Austrália e Guatemala pediram a abertura de investigação sobre subsídios indianos, argumentando que a superprodução da commodity está distorcendo preços.

— “Ele  [Narendra Modi, primeiro-ministro] me disse que o açúcar comerciado para fora é só 2% do total, isso é pequeno, então pedi para o Ernesto [Araújo, chanceler] analisar a possibilidade de revermos a posição do Brasil”, afirmou Bolsonaro. Folha

Para bioenergia, memorando de entendimento prevê criação de centro de pesquisa na Índia, por meio o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Indian Oil Corporation Limited.

— Nesta segunda (27), o presidente da Unica, Evandro Gussi, participa de seminário do Seminário Empresarial Brasil-Índia. Veja a abertura

— Também será formado um grupo de trabalho conjunto para estudar a produção de biocombustíveis; cadeias de suprimento; redução de gases efeito estufa; otimização de misturas entre combustíveis fósseis e biocombustíveis; e eficiência veicular.

— Os países reafirmaram compromissos com a Plataforma para o Biofuturo, proposta pelo Brasil, em sequência ao Acordo de Paris, e com a Aliança Solar Internacional, idealizada pela Índia.

Os preços do petróleo Brent no mercado futuro chegaram a bater a mínima de US$ 57,74 nesta segunda (27), menor cotação desde agosto do ano passado, com o medo do coronavírus. No fechamento deste edição, perdas superaram 2,6% no dia, para os contratos para entrega em abril.

— A OPEP+ afirmou hoje que avalia aprofundar cortes de produção para conter o recuo de preços. Dirigentes do grupo, do qual a Rússia faz parte, entendem, contudo, que há um “fator psicológico”, já que casos similares no passado – a Sars, em 2003 – tiveram um “impacto muito limitado” na demanda por petróleo, segundo Abdulaziz Bin Salman, ministro da Energia saudita. Valor

— O número de mortes confirmadas pelo governo da China subiu para 81; mais de 2,7 mil foram infectados. Nenhuma morte foi relatada fora do país, mas a há dez casos confirmados. Reuters

Leilão para terminais de granéis líquidos no Porto de Santos foram pensados para reduzir o controle da Petrobras sobre a movimentação de combustíveis. As refinarias de São Paulo não entraram na programa de desinvestimento acordado com o Cade.

— No Valor: “governo avalia que, se um novo operador portuário assumir a operação do terminal de Santos, a Petrobras terá que rever a sua atual estratégia. O secretário nacional de portos do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, confirma que essa foi uma decisão política tomada com o Ministério de Minas e Energia”.

A Wood Mackenzie estima investimentos exploratórios de US$ 30 bilhões no Brasil, em 2020, em um cenário de aumento da atividade de empresas internacionais no pré-sal. Projetos da Petrobras, mas também de BP, Equinor e Shell, programados para 2020-2022. Valor

A Petrobras afirmou ao Estado de S. Paulo que entre 10% e 20% das ações da companhia, que serão ofertadas pelo BNDES, serão disponibilizadas para investidores no varejo. Início das negociações previsto para 7 de fevereiro. Estado

A P-70 está no Brasil. Vai produzir no pré-sal, campo de Atapu, na Bacia de Santos. A plataforma foi transportada pela Boskalis, da China para o Rio de Janeiro. É um dos replicantes, que acabaram com obras finalizadas na Ásia, no caso, nos estaleiros BJC (Tailândia), COOEC e Cosco (China).

A Bolívia interrompeu a produção de ureia e amônia na planta de Bulo Bulo (700.000 t/ano), por falta de formaldeído, um aditivo que precisa ser importado. Informações de Antonio Pino, vice-ministro boliviano, à Argus.

— O governo interino do país também está reavaliando o uso da produção, o que pode envolver os acordos de exportação e a priorização do mercado doméstico. O principal mercado é o Brasil.

Foguetes atingiram a embaixada americana em Bagdá, no Iraque, ferindo uma pessoa, em meio a crescente pressão de grupos políticos e religiosos para que tropas dos EUA deixem o país. CNN (em inglês)

— Mas nos EUA, foco é no julgamento do impeachment de Trump, no Senado. Em meio às disputas partidárias, foi divulgado trecho de livro do assessor para segurança, John Bolton, corroborando as acusações que Trump usou uma ajuda financeira à Ucrânia como moeda de troca para investigar o democrata Joe Biden. Bolton foi demitido por Trump. Folha